«

»

Nov 04

Microsoft oferece cursos gratuitos de programação para jovens brasileiros

Pessoas que têm interesse pelo mundo da programação podem contar com ferramentas gratuitas oferecidas pela Microsoft. O portal de treinamento YouthSpark faz parte de um projeto que já beneficiou mais de 11,6 milhões de jovens no Brasil desde 2012. A plataforma oferece aos usuários desde os cursos de conteúdos mais simplificados até níveis mais avançados através de uma academia virtual.

cursos_programação_microsoft

Como parte do projeto, recentemente a Microsoft lançou o site Eupossoprogramar.com. A iniciativa é voltada ao ensino de programação para crianças e jovens entre 12 e 25 anos. As videoaulas estão disponíveis desde o mês de outubro.

Os três cursos – A Hora do Código, Aprendendo a Programar e Crie Seu Jogo para Kinect – são oferecidos em níveis diferenciados e dão direito a certificados de conclusão. Além dos fundamentos da informática, são repassados aos alunos os conceitos utilizados para a produção de aplicativos. Ao final das aulas, o usuário deve ser capaz de produzir um game que adota a linguagem Scratch, utilizada para criar jogos para o acessório Kinect dos consoles Xbox 360 e Xbox One.

Game Snake
Danilo Meirelles, criador do game Snake, é um exemplo de como se pode iniciar com êxito na programação, com o uso de ferramentas gratuitas. Ele conta que com 16 anos teve conhecimento sobre a Visual Studio.  Então, baixou a versão express da ferramenta gratuita e viu como era fácil interagir.

A partir daí começou a estudar e desenvolveu seu primeiro aplicativo, o game Snake, jogo gratuito para Windows Phone, sucesso de dowloads no mundo todo. “Eu já tinha a ferramenta gratuita, podia usar meus conhecimentos adquiridos em programação e, além disso, poderia publicar ele para o mundo todo”, conta. Hoje, Danilo mora na Europa e desenvolve aplicativos em parceria com Brasil, Itália e Polônia.

Confira o depoimento de Danilo sobre sua experiência na programação.

Fontes: Microsoft Brasil, Techtudo, Olhar Digital e Eupossoprogramar.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>