«

»

Nov 06

Disney desenvolve software de reconhecimento facial de alta precisão

Um novo software de reconhecimento facial, desenvolvido pela Disney Research, empresa que presta suporte à Walt Disney Company, capta imagens em tempo real e com maior precisão dos que outros que são utilizados atualmente no mercado de animação. Por conta disso, as expressões de sorriso, irritação, descontentamento ou raiva dos personagens poderão parecer muito mais reais a partir de agora.

disney_reconhecimento_facila1

Em geral, a animação de um rosto é feita off-line, por este motivo os detalhes não são formados junto com a gravação, sendo necessário realizar um pré-processamento de possíveis expressões que podem surgir durante a filmagem. Com este novo método, os detalhes aparecem em tempo real após o reconhecimento de alguns segundos de uma nova face.

Confira o funcionamento do software no vídeo:

As imagens são capturadas por apenas uma câmera. A precisão envolvida no reconhecimento de pequenos detalhes do rosto torna possível trabalhar estas imagens num software especifico no qual uma máscara animada se adapta às características do rosto e calcula as probabilidades do surgimento de eventuais rugas durante a animação.

A precisão do programa é tão grande que os pesquisadores acreditam que conforme a resolução da câmera aumenta os detalhes a serem capturados pelo método também podem crescer a um nível chamado de mesoscópico, situado entre a visão microscópica e macroscópica.

No entanto, a captação dos detalhes pode ser afetada pelas mudanças de iluminação. Por isso é recomendável que, durante a captura, haja uma fonte de iluminação diretamente na frente da face do personagem. Movimentos muitos rápidos também podem ser ofuscados.

Fontes: Tecnoblog e Olhar Digital

Saiba mais:

Disney aplica realidade aumentada em livros de colorir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>