«

»

Jul 26

Posição do Marcador na Tela

Posição do marcador na tela

O rastreamento usado em sistemas construídos com a biblioteca ARToolKit, por meio da identificação de características dos marcadores, permite processar a imagem e coletar algumas informações com relação à detecção, além de estimar sua posição e orientação no ambiente. A obtenção da posição e orientação do marcador é realizada por meio da análise da imagem de vídeo, que estabelece o relacionamento entre as coordenadas do marcador e as coordenadas da câmera.

Este experimento consistiu-se em utilizar a posição do marcador em determinados pontos pré-definidos da tela (projeção de vídeo apresentada ao usuário) para acionar uma ação específica.

Basicamente, esta técnica consiste em verificar constantemente a posição do marcador na tela, enquanto o mesmo estiver visível, e comparar esta posição com posições previamente estabelecidas; caso o marcador esteja justaposto a alguma posição pré-definida (pode-se considerar uma margem de tolerância), executam-se as ações referentes àquele ponto específico.

Versão utilizada: ARToolKit2.65vrml

Na biblioteca ARToolKit pode-se obter facilmente a posição do objeto em relação à projeção de vídeo acessando o campo trans da estrutura do objeto.

//Eixo X

                object[0].trans[0][3]

//Eixo Y

                object[0].trans[1][3]

//Eixo Z

                object[0].trans[2][3]

 

 

 

Exemplo

 

/*Altera o objeto virtual de acordo com as posições dos eixos X e Y (+, -) */

static void XY(float x, float y)

{

                if(x>=0){

 

                                object->vrml_id=0; /* Altera a identificação do objeto atual; vrml_id :identificação do objeto de acordo com a lista (data/vrml_data)*/

                }

                else{

                                object->vrml_id=1;

                }

 

                if((y>=0){

                                object->vrml_id=2;

                }

                else{

                                object->vrml_id=3;

                }

}

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>