«

»

Oct 21

Tecnologia de realidade aumentada surgiu há 47 anos

Visão virtual dentro de um ambiente real, ambiente real misturado a ambientes virtuais, objeto no ambiente real se fundindo com o ambiente virtual. Inúmeras são as possibilidades de interação que a realidade aumentada oferece, e, por consequência, inúmeras são as opções de suas aplicações.

Além do entretenimento e do marketing, a educação tem aplicado a tecnologia como recurso pedagógico. Mas você sabe como esta tecnologia foi criada?

realidade_aumentada_oculos

Um pesado capacete fixado no teto do laboratório, sem grande qualidade de imagens. Assim surge, em 1968, a tecnologia de realidade aumentada, pelas mãos de Ivan Sutherland, engenheiro elétrico formado pela Carnegie Institute of Technology. O dispositivo Head Mounted Display, ou HMD, inventado por ele, é considerado até hoje o marco da tecnologia.

Alguns anos mais tarde, na década de 70, no caminho da evolução da tecnologia foi desenvolvido um novo dispositivo, o videoplace. Criado pelo artista americano Myron Kruger, o sistema do dispositivo era capaz de detectar qualquer tipo de movimento realizado pelo usuário.

Origem do termo
O termo realidade aumentada foi criado em 1990, pelo engenheiro Tom Caudell. Devido à necessidade de localizar fios na parte elétrica de aeronaves, Caudell criou um sistema baseado na realidade aumentada para auxiliar os mecânicos de uma empresa aérea.

De lá pra cá, muita coisa evoluiu no campo da realidade aumentada. Uma das mais recentes inovações a partir da tecnologia são os chamados óculos inteligentes como Google Glass e Moverio. Com eles é possível acessar redes sociais, receber informações meteorológicas, acessar diferentes serviços e gerenciar remotamente qualquer tipo de dado.

Saiba mais:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>